Augusto Amaral

Catálogo digital produzido durante a pandemia, apresentando sua trajetória profissional e acadêmica na perspectiva da construção prático-teórica da concepção da TeatroTerapia para Idosos.

Criou o método da TeatroTerapia para Idosos com base nos estudos e pesquisas realizados em sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel/PPGEF) e em sua tese de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/PPGEA). Um trabalho consolidado pela longa experiência como Diretor de Teatro e a atuação como professor e pesquisador nas áreas da Arte-Educação, Educação Ambiental e Educação Terapêutica.

A TeatroTerapia para Idosos foi criada em permanente diálogo com sua produção teórica, que resultou na sua participação em eventos científicos nacionais e internacionais e na publicação de mais de cinquenta artigos em livros e revistas científicas especializadas no Brasil e no exterior, culminando com as pesquisas de pós-doutorado realizadas no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos/LITEB da Fiocruz - Rio de Janeiro/RJ.


Atua na área da Arte-Educação há mais de vinte anos e ao longo de sua trajetória como docente, diretor de teatro e pesquisador, vem desenvolvendo seu trabalho com o suporte metodológico da pesquisa cartográfica (Deleuze & Guattari) e da criação de dispositivos artístico-pedagógicos.

A Teatralidade Humana começou a ser desenvolvida no mestrado e foi concluída no doutorado. Consiste em um dispositivo prático-teórico de intervenção pedagógica que dá suporte as suas atividades educacionais articuladas com as artes cênicas e a produção audiovisual.

Link do Vídeo da oficina na Associação Cultural Vila Flores em Porto Alegre/RS. 2019.

Link do vídeo. O clown Guzito (Augusto Amaral) participa da intervenção na Unidade Básica de Saúde da Família/UBSF da Vila São Miguel, em Rio Grande/RS. Processo de formação de clowns coordenado pelo professor francês Jean Pierre Besnard, diretor da Companhia Caravane Théâtre (http://www.caravane-theatre.com/). 2012.

Link do vídeo. Coordenador do projeto de extensão “Grupo de Teatro Interativo: pesquisa e intervenção socioambiental” (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG). 2017.

Vídeo. Disciplina: As Três Ecologias de Félix Guattari. PPG em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande. 2013.

Oficina na Faculdade Atlântico Sul. Pelotas/RS. 2007.

Link do vídeo de intervenção na Faculdade Atlântico Sul, Pelotas/RS. 2007.


Carta da Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas em apoio ao trabalho realizado na área da produção artística e em pesquisas no campo da memória, da identidade e da cultura. 2006.

A peça O Resgate de Heitor – baseada na Ilíada de Homero – foi apresentada durante as atividades do encontro regional da Associação Nacional dos Professores Universitários de História – ANPUH/RS. Teatro Sete de Abril. Pelotas/RS. 2004.

O estudo iconográfico, permitindo a organização do figurino, e a adaptação do roteiro a partir do texto original, foram feitos pelos próprios atores-estudantes com a orientação dos professores Augusto Amaral e Fábio Vergara.

Link do artigo O Resgate de Heitor: uma poética dos combates, publicado na revista Cadernos do LEPAARQ: Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, apresenta a prática teatral desenvolvida no Grupo de Teatro Kalós formado por atores-estudantes do curso de Licenciatura em História – ICH/UFPel.

Dirigiu o Grupo de Teatro Kalós do curso de História (ICH/UFPel) e coordenou as oficinas de teatro do Projeto de Extensão “Grupo de Estudos em Literatura Grega Antiga - Teatralização como Método Didático”, apresentando o espetáculo “O Resgate de Heitor” no Theatro Sete de Abril, em Pelotas/RS.

Ministrado por Dedé Ribeiro. Porto Alegre, 2006.

Catálogo lançado em 2021. Proponente do projeto Paisagens Culturais: Mapa Visual das Águas de Pelotas. Procultura Pelotas. Edital 002/2019.
